Viver Bem

Viver bem é ter bem-estar físico e mental

Viver bem é ter boa saúde física e mental e não correr o risco de adoecer. Nesse caso, viver bem supõe mais que uma alimentação saudável e saborosa, pois o corpo humano está suscetível a condições que podem prejudicar a saúde e que independem do grau nutricional do que comemos.

Por isso, adote atitudes que possam evitar comportamentos de risco à sua saúde. 

  • Pratique alguma atividade física  O exercício físico estimula o bom funcionamento do coração, dá mais disposição, torna o sono mais tranquilo e regenerador, além de melhorar a composição física ─ menos gordura e mais massa muscular. Além disso, a atividade física regular pode reduzir o estresse, ajudar a controlar a pressão arterial e baixar os níveis de mau colesterol e glicose no sangue. 
  • Durma bem  Dormir bem vai além do descanso físico e mental. Quando a gente dorme bem, ocorrem processos do metabolismo humano que, se forem alterados, podem desequilibrar o funcionamento do organismo. Há estudos mostrando que dorme menos do que precisa ─ de 7 a 8 horas para um adulto ─ tem menos vigor físico e está mais propenso ter infecções e desenvolver obesidade e hipertensão.
  • Beba muita água ─ Dentre as muitas funções da água, ela é importante porque dissolve os nutrients dos alimentos e os leva para as células. Nesse processo, ela ajuda o corpo a eliminar substâncias não aproveitáveis pelas células. Na pratica de exercício físico, a água atua como lubrificante das juntas e ajuda o corpo a manter uma temperatura constante, principalmente quando corpo produz suor por causa de uma atividade física intensa.
  • Evite e abandone o cigarro  Evitar e abandonar o uso do cigarro é importantíssimo para prevenir doenças fatais. Dentre outros problemas de saúde, o consumo de tabaco pode provocar câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias. Mulheres fumantes correm mais risco de ter menopausa prematura e infertilidade.