Panificação e Nutrição

Mais que saciar e dar prazer, os alimentos de panificação são fontes de nutrientes essenciais à saúde humana

Os alimentos de panificação e confeitaria são essenciais à vida porque seus ingredientes contêm nutrientes necessários à manutenção da saúde. Eles contêm carboidratos, sais minerais, vitaminas, proteína e outros que ajudam a equilibrar o funcionamento do organismo.

  • O trigo é uma fonte importante de carboidratos ─ que dão energia ao corpo humano; de fibra, proteína vegetal, antioxidantes, vitaminas B e sais minerais como ferro e cálcio.
  • O ovo contém proteína e outros nutrientes importantes para assegurar o bom funcionamento do corpo e a manutenção da saúde. Aí se incluem lipídeos, carboidratos, vitaminas e minerais em quantidade suficiente.
  • O leite é uma fonte rida de cálcio ─ que ajuda na formação de ossos fortes; proteínas ─ vitais para desenvolver o cérebro e para o crescimento dos tecidos; de vitamina A ─ útil à visão e à pele; vitamina B12 ─ essencial para o sistema nervoso; vitamina D ─ que ajuda a absorver o cálcio e a mineralizar e fortalecer os ossos; potássio: que equilibra a pressão sanguínea. Além disso, o leite ajuda na contração muscular e no fluxo sanguíneo.